De virada, Brasil vence a Holanda e conquista a Copa Rio Internacional

15:24 Yeshua Bittencourt 0 Comments


(Foto: Confederação Brasileira de Voleibol - CBV/Divulgação)

O domingo foi de festa no Maracanãzinho. Em 2h20 de jogo, a torcida brasileira viu uma seleção surgir das cinzas para ganhar da Holanda por 3x2 (23/25, 22/25, 25/22, 25/18 e 15/10) e conquistar o torneio amistoso Copa Rio Internacional de Voleibol Feminino. Após perder os dois primeiros sets, o Brasil acordou no jogo, corrigiu os erros, empatou a partida e venceu no tie-break.

No torneio do Rio de Janeiro, o Brasil conquistou três vitórias e nenhuma derrota (8 pontos). A Holanda ficou em segundo com cinco pontos e a Bulgária em terceiro com 4. A seleção da Alemanha acabou em último com apenas 1 ponto. Para as brasileiras, o torneio serviu de preparação para o Sul-Americano e para os jogos olímpicos do ano que vem. A equipe do técnico José Roberto Guimarães ainda viaja para a Holanda entre os dias 8 e 17 de setembro para realizar uma série de jogos contra a seleção local.

O JOGO

O primeiro set começou equilibrado (5/5), mas logo o Brasil virou o marcador com um ataque de Adenízia (6/5). Carol ampliou a vantagem em um ponto de saque (12/9), mas o Brasil começou a cometer erros bobos e colocou a Holanda no jogo (14/14). Com a moral lá em cima, as estrangeiras abriram dois pontos na reta crucial do set (18/20). O Brasil até tentou uma reação com um bloqueio de Adenízia (20/20), mas o sistema defensivo do Brasil não funcionava bem. Vitória do adversário no primeiro set: 23/25.

No segundo set, o Brasil chegou com tudo e abriu 4/2 em largadinha de Carol pelo meio. As holandesas reagiram e viraram em 5/6, mas Monique apareceu bem pela saída de rede e fez 7/6 para o Brasil. Melhor no contra-ataque, a Holanda se aproveitou das falhas brasileiras para abrir vantagem (10/12). A rede do Brasil não virava nenhum bola e Zé Roberto pediu tempo (11/19). Após a parada, as holandesas voltaram desconcentradas e cometeram uma sequência de erros de ataque, fazendo o Brasil entrar novamente na partida e diminuir a desvantagem em um bloqueio de Carol (19/22). Monique bloqueou mais uma (22/24), mas em um erro de saque brasileiro, a Holanda abriu 2x0 em sets (22/25).

No terceiro set a líbero Léia começou no lugar de Camila Brait. O Brasil voltou mais concentrado e abriu vantagem em um ponto de bloqueio de Adenízia (4/2). Gabi fez um ótimo saque e pontuou no fundamento (7/4). Pelo meio, a central Carol cravou uma bola na quadra adversária e ampliou: 11/7. Roberta entrou no saque e marcou (19/13). Com um Brasil jogando melhor, as holandesas sentiram a pressão da torcida e do jogo. Com isso, as companheiras de Dani Lins não desperdiçaram contra-ataques e Natália marcou, fechando a parcial em 25/22.

Precisando de mais um set para conquistar o torneio em casa, as comandadas de José Roberto Guimarães começaram a parcial bem, mas logo as holandesas recuperaram o espírito competitivo e fizeram 5/8 na primeira parada obrigatória. Em uma bola de segunda, a levantadora Dani Lins deixou registrado seu ponto, diminuindo a desvantagem (8/10). Sheilla entrou no lugar de Monique e logo pontuou, deixando o Brasil bem próximo do marcador: 10/11. Em um erro da levantadora da Holanda, o Brasil virou a parcial (13/12). Gabi pontuou na diagonal e Brasil abriu boa vantagem (16/13). Carol bloqueou bonito e a equipe verde-amarela marcou 20/16. Sheilla conquistou o set point para o Brasil em ótimo ataque pela saída de rede (24/18). Gabi fechou a parcial em 25/18 em um lindo ataque pela entrada.

O Brasil já havia conquistado o torneio pelo critério de soma de pontos, mas o jogo ainda não havia acabado. No tie-break, Zé Roberto manteve Sheilla no lugar de Monique e a equipe iniciou o último set bastante concentrada. Sheilla tratou logo de bloquear um ataque holandês (3/2) e um pouco depois pontuou no saque (5/3), abrindo boa vantagem brasileira. Natália cravou uma bola na diagonal pela entrada de rede (9/6). As holandesas chegaram a encostar duas vezes no tie-break, mas o Brasil foi superior e Roberta pontuou no saque (13/10), dificultando a recepção holandesa. A levantadora fez um ótimo trabalho na posição e fechou o jogo em um ace (15/10). Vitória verde-amarela e torcida feliz no Maracanãzinho.

ESCALAÇÃO BRASILEIRA

Equipe titular: Dani Lins (levantadora), Monique (oposta), Gabi (ponteira), Natáia (ponteira), Carol (central), Adenízia (central) e Camila Brait (líbero)
Entraram: Macris (levantadora), Sheilla (oposta), Roberta (levantadora), Mari Paraíba (ponteira)

JOGOS E RESULTADOS

Data: 28/08/2015 (Sexta-feira):
Primeira partida: Bulgária 3x2 Holanda
Segunda partida: Brasil 3x0 Alemanha

Data: 29/08/2015 (Sábado):
Primeira partida: Brasil 3x0 Bulgária
Segunda partida: Holanda 3x1 Alemanha

Data: 30/08/2015 (Domingo):
Primeira partida: Bulgária 3x2 Alemanha
Segunda partida: Brasil 3x2 Holanda

0 comentários: