Com show de bloqueios, Brasil vence a Rússia na Copa dos Campeões

02:58 Yeshua Bittencourt 0 Comments

Foto: FIVB/Divulgação
Na madrugada desta terça-feira (5), o Brasil superou a Rússia por 3 sets a 1 (25/17, 23/25, 25/23 e 25/12) na estreia da Copa dos Campeões, no Japão. A equipe do técnico José Roberto Guimarães fez um excelente trabalho no sistema defensivo e no bloqueio. A oposta Tandara foi a maior pontuadora do confronto e marcou incríveis 28 tentos, sendo 20 ataques, 4 bloqueios e 4 aces.

Com exceção do segundo set, o Brasil mostrou que o fantasma da linha de recepção que tanto incomodou a equipe durante o Grand Prix já está no passado. O trio formado por Natália, Gabi e a líbero Gabiru, como é carinhosamente chamada no time, deu conta do recado e deixou a levantadora Roberta com boas opções para armar as jogadas.

O saque brasileiro também funcionou muito bem no jogo. No total, a seleção verde e amarela anotou 11 pontos de saque na partida. Tal número foi possível porque as jogadoras tupiniquins souberam aproveitar a fragilidade russa na linha de recepção. A ponteira russa Frolova foi o alvo escolhido pelo Brasil.

Pelo bom desempenho do saque, o bloqueio do Brasil também funcionou. Kosheleva e Goncharova, que entraram na partida a partir da metade do primeiro set, tiveram vários ataques parados na muralha formada por Bia e Carol. Juntas, as brasileiras anotaram 11 pontos neste fundamento, dos 18 que o Brasil marcou no confronto.

O set mais confortável da seleção foi o quarto devido a vitória, de virada, na terceira parcial. A equipe da capitã Natália chegou a estar perdendo por 23x19 o terceiro set, mas uma mudança fez com que a virada fosse possível. A entrada de Monique no saque, no lugar de Carol, fez com que o serviço brasileiro voltasse a fluir melhor para complicar o passe adversário. Assim, o sistema defensivo do Brasil voltou a funcionar e Tandara colocou todas as bolas decisivas no chão, deixando a Rússia sem reação.

No quarto set, com uma vantagem de mais de 10 pontos, José Roberto ainda colocou Rosamaria e Amanda nas pontas, no lugar de Natália e Gabi.

PRÓXIMO DESAFIO

No próximo confronto, o Brasil não terá vida fácil. A seleção irá enfrentar a China, atual campeã olímpica. Contudo, se a equipe de José Roberto jogar bem taticamente como na partida contra a Rússia, a vitória poderá vir. O jogo será às 0h40 (horário de Brasília) e terá transmissão no canal do YouTube da FIVB (clique aqui).

0 comentários: