Brasil passa pelos Estados Unidos e vai à final da Liga Mundial 2017

20:04 Yeshua Bittencourt 0 Comments

Foto: FIVB/Divulgação
Nesta sexta-feira (7) o Brasil apresentou um melhor conjunto e garantiu a vaga na decisão da Liga Mundial 2017, após vencer os Estados Unidos por 3x1 (25/20, 23/25, 25/20 e 25/19), na Arena da Baixada, em Curitiba. O destaque da partida ficou por conta do oposto Wallace, que anotou 18 acertos, sendo 16 de ataque e 2 de bloqueio. O sistema defensivo e a variação de saque da equipe verde e amarela fora determinantes para a vitória, além de contar com os 38 erros dos adversários.

A primeira parcial teve domínio do Brasil. A seleção chegou a abrir 4x0 com Maurício Souza no saque. Ademais, os norte-americanos estavam inconsistentes na virada de bola, facilitando o jogo brasileiro. O saque da equipe do central Lucão surtiu efeito e quebrou o passe adversário várias vezes. Em um erro de saque norte-americano, o Brasil fechou a parcial em 25x20.

No início do segundo set a seleção brasileira continuava agressiva no saque e chegou a abrir 4x1. Mas a vantagem durou pouco e os adversários foram para a primeira parada obrigatória na frente (7x8). Os Estados Unidos abriram uma vantagem (9x13) e o Brasil mudou a estratégia, colocando o saque flutuante em jogo, que dificultou o passe norte-americano e gerou um contra-ataque para Lucão igualar a parcial em 13x13. Apesar do empate, a equipe do ponteiro Sander voltou a complicar o time brasileiro e abriu 17x22. Contudo, em mais uma passagem de Maurício Souza no saque, o Brasil encostou e fez 20x22, com bloqueio de Lucão, o primeiro da seleção na partida. O Brasil ainda empatou em 23x23, mas Bruno arriscou uma bola de meio com Lucão no 23x24, e o central ficou no bloqueio norte-americano: 23x25.

Na terceira parcial o central Maurício Souza manteve a regularidade no saque, obrigado o levantador norte-americano colocar bolas previsíveis para o bloqueio brasileiro. Além disso, a virada de bola adversária não estava boa. O bloqueio ofensivo do Brasil voltou a funcionar e a vantagem verde e amarela cresceu (14x9). Contudo, os americanos reagiram na reta final do set e chegaram a encostar em 20x18. Atento, o técnico Renan Dal Zotto pediu tempo e na volta os americanos cometerem três erros (25x20).

O jogo começou equilibrado no último set, mas o Brasil logo abriu uma pequena vantagem com um bloqueio de Wallace (5x3). Os Estados Unidos chegaram a empatar a parcial duas vezes (7x7 e 11x11), contudo, o saque flutuante eficiente dos donos de casa surtiram efeito, fazendo com que a equipe brasileira pontuasse no bloqueio e em bolas de xeque. Além dos contra-ataques convertidos pelo Brasil, a seleção ainda contou com os erros de saque norte-americanos. E para pôr fim ao jogo, o ponteiro Maurício Borges, fez um ace: 25x19.

FINAL

O Brasil enfrentará a França na decisão da Liga Mundial. A seleção busca o décimo título na competição e chega a 16ª final no campeonato. O jogo será às 23h05 (horário de Brasília), na Arena da Baixada, em Curitiba (PR).

0 comentários: