Com autoridade, Brasil vence os Estados Unidos e confirma vaga na fase final do Grand Prix
Foto: FIVB/Divulgação |
Na manhã desta domingo (23), o Brasil entrou no Aecim Tocantins, em Cuiabá, precisando vencer os Estados Unidos por qualquer placar para se classificar para a fase final do Grand Prix. O público que lotou o ginásio presenciou um incrível jogo técnico entre as seleções e a torcida ajudou a seleção verde e amarela a vencer as norte-americanas por 3 sets a 1, com parciais de 25/20, 25/13, 18/25 e 25/18. Com a vitória, a seleção comandada pelo técnico José Roberto Guimarães carimbou a vaga para Nanquim, na China.
O que o torcedor brasileiro presenciou neste domingo foi uma equipe com um ótimo volume de jogo, onde o saque forçado e o sistema defensivo funcionaram muito bem. O bloqueio, fundamento mais regular da seleção no decorrer do campeonato, foi efetivo novamente, fazendo o Brasil conquistar 17 pontos.
Apesar da ponteira Rosamaria estar bem marcada pelo bloqueio norte-americano, a jogadora cresceu ao longo da partida e fez boas passagens no saque, assim como a oposta Tandara, que além de quebrar o passe adversário, definiu bons contra-ataques na jogada pipe. Aliás, os ataques pelo meio-fundo estão dando muito certo, seja com Tandara ou Natália. Se Roberta aciona as duas na linha dos três, é quase 100% de certeza o ponto ser brasileiro.
Vale destacar a evolução da ponteira Natália. A atleta que não vinha fazendo bons jogos, mostrou nesse fim de semana ser uma jogadora decisiva e regular em todos os fundamentos. Na partida deste domingo, ela marcou 19 vezes, sendo 15 pontos de ataque, 3 de bloqueio e 1 de saque.
A líbero Suelen também fez uma partida regular, com exceção do terceiro set, quando foi substituída por Gabi para equilibrar o passe. Apesar disso, a jogadora fez seu papel e defendeu bolas importantes e deu passes regulares para Roberta.
A levantadora Roberta fez uma boa distribuição e colocou todo mundo para jogar. Ademais, a atleta foi bem no bloqueio (3 pontos) e fez boas passagens no saque, sempre ouvindo as dicas do técnico José Roberto.
Não podemos esquecer da dupla de centrais do Brasil: Carol e Adenízia. Elas estão muito bem no Grand Prix. As duas estão se destacando no bloqueio e com o passe mais regular, Roberta está executando mais jogadas rápidas pelo meio e a tradicional "china", esta sendo mais efetiva com Adenízia. Hoje, Carol fez 9 pontos e Adê, 18, sendo 12 de ataque, 5 de bloqueio e 1 de saque.
Se o Brasil manter a regularidade apresentada nesse fim de semana em Cuiabá, podemos cogitar boas partidas na fase final, e por quê não o 12º título na competição?
0 comentários: