Sem perder nenhum set na competição, Brasil conquista o 31º título sul-americano
Foto: Max Montecinos/CSV/Divulgação |
Quis o destino que a Venezuela vencesse a Argentina na semifinal e enfrentasse o Brasil na final do campeonato Sul-Americano. A seleção verde e amarela tomou um pequeno susto na reta final do primeiro set, mas venceu a competição sem dificuldades. O placar demonstra claramente como foi a decisão: 3x0 para o Brasil, com parciais de 25/21, 25/6 e 25/18. Além do 31º título sul-americano, o Brasil garantiu a vaga antecipada para o Mundial de 2018, que acontecerá na Itália e na Bulgária.
A Venezuela mostrou-se uma seleção aguerrida, mas o Brasil também confirmou porque mantém a hegemonia no subcontinente americano. O jogo tático da equipe brasileira funcionou em toda a partida, apesar de alguns momentos de descontração, que logo foram superados.
A boa distribuição do levantador Bruninho fez toda a equipe jogar, tendo Wallace como a bola de segurança, tanto que marcou 13 vezes na decisão. Lucão e M. Souza também foram bem pelo meio, assim como M. Borges segurou o passe. Lucarelli veio aparecer de fato no terceiro set, quando foi mais acionado. Vale destacar também a boa partida do líbero Tiago Brendle, que fez um ótimo trabalho no fundo de quadra.
O saque foi determinante para a vitória brasileira. Bruno fez uma ótima passagem no segundo set, variando bem os golpes no serviço e dificultando o passe adversário. Lucão também fez boas passagens com um regular saque viagem e M. Souza teve eficiência no saque flutuante.
O título marca também a primeira conquista do técnico Renan Dal Zotto no comando da seleção brasileira.
A equipe verde e amarela jogou com Bruno, Wallace, Lucão, M. Souza, Lucarelli, M. Borges e Tiago Brendle formando o time titular. Renan e Rapha entraram nas inversões e Otávio apareceu no fim do terceiro set para aumentar o bloqueio brasileiro.
PREMIAÇÕES INDIVIDUAIS
Melhor levantador: Bruno (BRA)
Melhor oposto: Wallace (BRA)
Melhor central: Verdi (VEN)
Melhor central 2: Solé (ARG)
Melhor ponteiro: Lucarelli (BRA)
Melhor ponteiro 2: Vicente (CHI)
Melhor líbero: Mata (VEN)
MVP: Maurício Borges (BRA)
0 comentários: