Brasil leva jogo para o tie-break, mas é superado pela China na Copa dos Campeões

03:29 Yeshua Bittencourt 0 Comments

Foto: FIVB/Divulgação
Na madrugada desta quarta-feira (6) o Brasil sofreu o primeiro revés na Copa dos Campões. Considerada uma virtual final do torneio, a China levou a melhor e venceu a seleção verde e amarela por 3x2 (25/20, 25/12, 20/25, 23/25 e 19/17). A ponteira Zhu foi a maior pontuadora do confronto com 33 pontos. Tandara marcou 23.

Os dois primeiros sets pareciam um replay do confronto entre as duas equipes na fase final do Grand Prix. O Brasil cometeu erros de passe e o saque não dificultou a linha de recepção chinesa, deixando a levantadora Ding com livre escolha para acelerar o jogo asiático.

A partir do terceiro set, Tandara resolveu jogar, e virou, novamente, a bola de segurança da equipe brasileira. Além disso, o bloqueio apareceu e o saque forçado entrou, colocando a virada de bola chinesa em dificuldade.

O quarto set foi a parcial mais equilibrada da partida. Com os dois times ligados em todas as ações adversárias, venceu a equipe com mais poder ofensivo no bloqueio e no sistema defensivo.

A vitória verde e amarela no tie-break parecia certa quando a seleção comandada por José Roberto abriu 10x5 na parcial. Contudo, o passe brasileiro voltou a falhar e o sistema defensivo chinês conseguiu colocar os ataques do Brasil para cima, deixando Zhu para definir os contra-ataques. O time da capitã Natália ainda teve duas chances de fechar a partida, mas em um bloqueio em cima de Tandara, a vitória ficou do lado das atuais campeãs olímpicas.

Apesar da derrota foi bom ver o poder de reação da equipe no terceiro e quarto set. Teria sido melhor confirmar a vitória, mas fica o aprendizado para não bombear nos momentos cruciais.

Agora, para o Brasil tornar-se campeão do torneio, precisa vencer os três próximos jogos e torcer por uma derrota da China, de preferência por 3x0 ou 3x1. Repete-se a cena do Grand Prix.

0 comentários: