Final da Superliga Feminina 2017/2018: a decisão da experiência

20:07 Yeshua Bittencourt 0 Comments

Foto: Dentil Praia Clube/Divulgação
Neste domingo (15), às 10h, as equipes Sesc RJ e Dentil Praia Clube realizam a primeira partida da final da Superliga Feminina 2017/2018, na Arena Carioca I, no Rio de Janeiro. Os dois times foram os primeiros colocados da fase classificatória, e nesta temporada, há uma vitória para cada lado. A equipe carioca pode ter experiência em decisões, afinal é a 14ª seguida na Superliga. Contudo, o Praia  Clube, mesmo que esteja na sua segunda final, tem um elenco muito experiente, com a presença de 3 campeãs olímpicas (Walewska, Fabiana e Fernanda Garay). Por isso, afirmo que o time vencedor será aquele que atuar com mais regularidade nos fundamentos.

Sesc RJ
Fazendo uma comparação com as campanhas das duas equipes na série de semifinal, acredito que o Sesc RJ esteja com um time mais coerente.

A equipe do técnico Bernardinho sofreu com muitas lesões nesta temporada, mas se redimiu e encontrou a formação ideal no primeiro jogo contra o Camponesa Minas, na semifinal. A ponteira Drussyla melhorou na recepção e Gabi vem fazendo um ótimo fundo de quadra, além de corresponder quando é acionada no ataque.

A central Mayhara tem o terceiro melhor bloqueio em eficiência da Superliga e sua companheira de posição, Juciely, no último jogo da semifinal, pareceu ter voltado a antiga forma. A oposta Monique, além de ter muitos golpes na virada de bola, ocupa a 3ª posição como melhor sacadora. Já a levantadora Roberta vem fazendo bons jogos e seu posicionamento na defesa ajuda bastante a equipe. Por fim, tem a líbero Fabi, que dispensa comentários. Esta é doutora na posição.

Dentil Praia Clube
O Dentil Praia Clube teve que suar mais para conquistar a vaga na final. A série de semifinal foi pra o quinto jogo contra o Vôlei Nestlé e o fator casa foi fundamental para a classificação.

A equipe conta com uma dupla pra lá de especial no meio de rede: Walewska e Fabiana, titulares em Pequim 2008, que continuam jogando em alto nível, e muitas vezes, são as atacantes de segurança da levantadora Claudinha. Além disso, estão no top 5 de melhor bloqueio da competição. Nas pontas, Fernanda Garay e Amanda revezam a responsabilidade no passe, sendo a primeira uma jogadora mais de explosão no ataque, ocupando a 3ª posição de maior pontuadora do campeonato, e a outra, mais técnica.

A líbero Suelen vem dando conta do recado na sua posição, e ao meu ver, Claudinha faz sua melhor temporada na Superliga. Achar o jogo com as centrais foi fundamental para a classificação.

Por fim, há Nicole Fawcett, a oposta norte-americana, que reencontrou a regularidade do seu estilo de jogo na última partida da semifinal. Além do forte ataque, a jogadora tem como característica o ótimo saque viagem, que por muitas vezes, quebrou a recepção dos times desta Superliga, inclusive do Sesc.

Apesar das características individuais das equipes titulares, o ponto em comum entre Sesc RJ e Dentil Praia Clube é o volume de jogo. Os dois times não são dependentes de apenas uma jogadora na virada de bola e o conjunto contribui para um bom desempenho no sistema defensivo.

Vale lembrar que as duas equipes já se enfrentaram na decisão da Superliga 2015/2016. Na oportunidade, o time carioca sagrou-se campeão, vencendo a decisão por 3x1.

No mais, diante do que foi exposto, a expectativa é de uma grande série nesta decisão. O SporTV 2 e a Rede Globo transmitem os jogos.

0 comentários: