Em despedida de Leal, Sada Cruzeiro vence o Sesi no tie-break na final da Superliga

12:53 Yeshua Bittencourt 0 Comments

Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV
O Sada Cruzeiro conquistou o sexto título da Superliga Masculina, sendo o quinto seguido. A equipe venceu o Sesi SP por 3x2 (25/16, 17/25, 25/22, 23/25 e 22/20) no segundo jogo da final do campeonato neste domingo (6) no Mineirinho, em Belo Horizonte (MG), e teve o levantador Uriarte sendo eleito o melhor da partida. A partida também marcou a despedida do ponteiro Leal, cubano naturalizado brasileiro, que vestiu a camisa da equipe mineira por 5 temporadas, e agora vai atuar no Civitanova da Itália.

Os dois primeiros sets do jogo foram bem atípicos. Na primeira parcial, o levantador Uriarte variou bem as jogadas e deixou os atacantes do Cruzeiro várias vezes no bloqueio simples, facilitando a virada de bola de Evandro e Simón. Na segunda, o Sesi voltou a sacar melhor e dificultou a linha de recepção mineira, como também começou a bloquear bem com Gustavão, atleta mais regular da equipe nesta decisão.

A partir do terceiro set, o jogo começou a ter cara de decisão. O time paulista conquistou boa vantagem e parecia dominar a parcial. Contudo, o oposto Evandro fez uma ótima passagem no saque, auxiliando o posicionamento do bloqueio de seu time e a virada veio em um contra-ataque de Filipe no 17/16. Para fechar o set, Lucão atacou uma bola fora e deu a vitória por 25/22 ao time de Minas Gerais.

Na quarta parcial, quem teve mais equilíbrio para fechar o set foi o Sesi SP, que abriu boa vantagem no placar através do saque regular. Ainda assim, o Sada conseguiu virar a partida, mas o time paulista, para sobreviver no jogo, ajustou o sistema defensivo e abriu a vantagem minima para levar o jogo para o tie-break. O último ponto foi decido em um desafio muito difícil. O central Isac atacou a bola para fora, mas Lucão tinha tocado na rede. Entretanto, o central do Sesi cometeu a infração após a bola ter caído no chão. Com isso, a equipe de São Paulo fechou o set em 25/23.

No tie-break, o Sada Cruzeiro abriu 5/1 logo de cara com uma ótima passagem de Simón pelo saque, mas o técnico Rubinho pediu tempo e conseguiu reorganizar sua equipe, que empatou a parcial em 8/8. Antes disso, ainda houve um lance polêmico envolvendo um toque na defesa de Lipe, que não houve, pelo o que se viu no replay da transmissão televisiva. Depois do empate, as equipes trocaram pontos e cada uma teve quatro match points. Caso o Sesi vencesse, haveria o Golden Set. Contudo, em um saque flutuante de Isac, o líbero Murilo falho na recepção e Simón fechou a partida em 22/20 , com uma bola de xeque. Vale destacar também a grande atuação de Leal e Evandro.

MELHORES DA TEMPORADA
Após a partida, os jogadores com as melhores estatísticas durante a temporada 2017/218 foram premiados com placas de menções honrosas. Confira a lista:

Melhor sacador: Simón (Sada Cruzeiro)
Melhor atacante: Leal (Sada Cruzeiro)
Melhor bloqueador: Maurício Souza (Sesc RJ)
Melhor recepção: Thales (EMS Taubaté Funvic)
Melhor defesa: Tiago Brendle (Sesc RJ)
Melhor levantador: William (Sesi SP)
Melhor da final - Troféu VivaVôlei: Uriarte (Sada Cruzeiro)
MVP: Leal (Sada CRU)

0 comentários: