De virada, Brasil vence na abertura da Copa USA
(Foto: Kevin Rogers/USA)
Abrindo a série de amistosos internacionais, os atletas brasileiros fizeram um jogo duro contra os Estados Unidos e levaram a vitória por 3x2 (20/25, 25/23, 36/34, 20/25 e 15/13) na abertura da Copa USA Volleyball 2015. O maior pontuador da partida foi o oposto americano Anderson com 32 pontos, mas sua eficiência no ataque não foi o suficiente para levar o jogo em casa. Pelo Brasil, o ponteiro Lucarelli marcou 18 vezes, sendo 15 pontos de ataque, 2 aces e 1 bloqueio.
O set mais disputado do jogo foi o terceiro, onde as duas seleções apresentaram um ótimo volume de jogo e mantiveram a concentração e o equilíbrio. Entretanto, um ponto não favorável para a seleção americana foi o saque: ao todo, foram 28 erros nesse fundamento, contra 15 do Brasil.
O Brasil ainda tem mais três amistosos contra a seleção dos Estados Unidos e as partidas estão sendo transmitidas pelo site Team USA.
Terça-feira (25/08):
Horário: 23h (Horário de Brasília)
Local: University of San Diego
Quarta-feira (26/08):
Horário: 23h (Horário de Brasília)
Local: University of Southern California
Sábado (29/08):
Horário: 23h (Horário de Brasília)
Local: University of California, Ivirne
O JOGO
A seleção começou a partida com o levantador Bruno, o oposto Evandro, os ponteiros Lipe e Lucarelli, os centrais Lucão e Isac e o líbero Serginho. Logo na primeira virada de bola, Bruninho chamou Lucarelli na pipe, abrindo a parcial. O Brasil chegou a abrir 4/2, mas os americanos viraram a partida e foram a primeira parada obrigatória na frente: 6/8 para os donos da casa. O Brasil chegou a empatar a partida em 13/13, mas os americanos foram mais ágeis e abriram uma vantagem de 3 pontos: 16/19. Com o passe do Brasil irregular, os Estados Unidos não tiveram muita dificuldade para fechar o set: 20/25.
No segundo set, o Brasil voltou mais motivado e Bruninho fez um ace assim que a parcial começou. Os atletas brasileiros tiveram um bom desempenho no início de set, mas foram superados pela resistência americana: 6/8 na primeira parada obrigatória. Com uma diferença de 6 pontos, Bernadinho colocou o oposto Renan e o levantador Rapha na inversão do 5x1. Mudança de jogo. Após ver a seleção dos Estados Unidos abrir 11/18, o Brasil pressionou no saque e bloqueio, diminuindo a vantagem para 14/18. Em um erro americano, os brasileiros empataram o set: 22/22. O Brasil teve dois contra-ataques decisivos e não desperdiçou: Evandro desceu o braço pela saída e marcou na paralela. Fim de parcial: 25/23.
Com a partida igual, os americanos vieram com tudo no terceiro set. Abriram uma vantagem logo no início: 0/3. Com Anderson inspirado, os donos da casa fizeram 6/8. O Brasil correu atrás e equilibrou a partida, virando com um erro de ataque americano: 10/9. Após isso, as seleções continuavam disputando o marcador, arrancando gritos da torcida local e uma euforia nas equipes. Foi na segunda parada obrigatória que o Brasil abriu a vantagem: 16/14. Os americanos buscaram e igualaram novamente: 18/18. Brasil abriu dois pontos com uma bola de meio de Isac: 22/20. Brasil conseguiu o set point com Evandro: 24/22. Os Estados Unidos viraram: 24/25. O Brasil teve mais outro set point com um ace de Lucarelli: 26/25. E após seis chances para o Brasil fechar a parcial, um erro americano. Virada brasileira: 36/34.
No quarto set o Brasil chegou com muita moral, abrindo 5/1 logo no início. O técnico americano pediu calma a seus comandados e eles empataram: 7/7. Após alguns erros brasileiros, os Estados Unidos logo viraram a parcial e abriram boa vantagem: 12/15. O Brasil até tentou melhorar durante a parcial, mas com o apoio da torcida local, os donos da casa foram superiores e fizeram 15/20. Nem mesmo a inversão do 5x1 no Brasil funcionou. Vitória americana: 20/25.
No tie-break, as duas equipes entraram muito concentradas, mas o Brasil foi melhor e logo adquiriu uma vantagem de dois pontos com um contra-ataque de Lucarelli na pipe: 3/1. Isac foi fundamental e fez um ace: 6/3 para os brasileiros. Os Estados Unidos reagiram e empataram o último set: 8/8. Brasil manteve a vantagem com um ace de Lucão: 10/8. Após grande rally, o Brasil fechou o jogo com um ataque de Lucarelli pela entrada de rede: 15/13.
ESCALAÇÃO
Brasil: Bruno (levantador), Evandro (oposto), Lucão (central), Isac (central), Lucarelli (ponteiro), Lipe (ponteiro) e Serginho (líbero).
Entraram: Rapha (levantador) e Renan (oposto).
Estados Unidos: Micah (levantador), Anderson (oposto), Russell (ponteiros), Sander (ponteiro), Lee (central), Holt (central) e Shoji (líbero).
0 comentários: