No Mundial Feminino, Brasil terá Sérvia como principal rival na primeira fase

10:09 Yeshua Bittencourt 0 Comments

Foto: FIVB/Divulgação
Na madrugada desta quinta-feira (7), os torcedores do vôlei feminino conheceram os grupos do Campeonato Mundial 2018, que será realizado no Japão entre os dias 29 de setembro e 20 de outubro. No sorteio, o Brasil ficou no grupo D ao lado de Sérvia, República Dominicana, Porto Rico, Cazaquistão e Quênia.

Dos adversários sorteados, pode-se dizer que o jogo mais difícil para a seleção verde e amarela será contra a Sérvia, atual vice-campeã olímpica. A República Dominicana pode surpreender. As vitórias sobre Porto Rico, Cazaquistão e Quênia são certas.

O leitor pode ter se questionado sobre a seleção de Porto Rico que quase venceu o Brasil no Pan de 2015, em Toronto, no Canadá. A resposta é simples. Naquela oportunidade, a seleção de José Roberto Guimarães estava mesclada e não teve muito tempo para firmar um time titular, visto que as jogadoras foram dividas entre Grand Prix e Pan-Americano.

De fato, a Sérvia será a "dor de cabeça" da seleção brasileira na primeira fase do Mundial. A equipe europeia foi a campeã do Europeu deste ano e tem como principal arma a grande potência no ataque, liderada pela oposta Bošković e pela ponteira Mihajlović.

A República Dominicana, treinada pelo brasileiro Marcos Kwiek, tem a experiência de Betania De La Cruz e a potência da jovem Martinez nas extremidades, além da excelente líbero Brenda Castillo, que faz um ótimo trabalho no fundo de quadra.

Cazaquistão e Quênia não devem oferecer resistência para o Brasil. Entretanto, é preciso que a seleção mantenha o ritmo nos jogos para não haver desconcentração.

O jogo para pegar o primeiro lugar do grupo, sem dúvidas, será Brasil x Sérvia.

FÓRMULA

Após a primeira fase, passarão 16 equipes, as quatro primeiras dos grupos A, B, C e D. Na segunda fase, as quatro seleções dos grupos A e D formarão o grupo E e as quatro seleções dos grupos B e C, formarão o grupo F. Assim, os três melhores times do grupo E e F participarão da terceira fase da competição, que será composta pelos grupos G e H. Por fim, os dois melhores times de cada grupo passarão para as semis. Os vencedores farão a final e os derrotados, brigarão pela medalha de bronze.

Fórmula complicada e desgastante para as atletas. Sem contar que ainda haverá a Liga Mundial Feminina antes do Campeonato Mundial, que também é uma competição com muitas etapas.

0 comentários: