Para garantir a prata na Copa dos Campeões, o Brasil precisa vencer os Estados Unidos

11:10 Yeshua Bittencourt 0 Comments

Foto: FIVB/Divulgação
O Brasil não tem mais chances de ganhar a Copa dos Campeões porque a China venceu todos os jogos e está com mais pontos do que as outras equipes no critério de desempate. Desse modo, a equipe verde e amarela luta para garantir um lugar no pódio em um confronto direto contra os Estados Unidos, na madrugada deste domingo (10), às 2h40 (horário de Brasília), com transmissão no YouTube da FIVB.

Com a vitória brasileira sobre a Coréia do Sul por 3x0 e o êxito do time norte-americano pra cima do Japão por 3x2, a equipe de José Roberto ficou na terceira colocação do torneio, atrás de China (campeã antecipada) e Estados Unidos. Contudo, apesar das norte-americanas terem uma vitória a mais que o Brasil na competição, as chances da equipe de Tandara conquistar a prata são altamente possíveis.

Para garantir o vice-campeonato, a seleção tupiniquim precisa ganhar das norte-americanas por qualquer placar. Assim, o número de vitórias entre as duas equipes fica empatado (3x3), mas a equipe brasileira vence no critério de desempate, ou seja, na soma dos pontos conquistados. No momento, os Estados Unidos têm 7 pontos e o Brasil, 8. Caso confirme a vitória, o time de José Roberto fica com 11 ou 10 pontos.

E o Japão? Mesmo que a equipe anfitriã da competição vença a China por 3x0 e iguale o número de vitórias com os Estados Unidos e o Brasil, ela perde no critério de desempate, pois está apenas com 6 pontos. Claro, para este cenário ser possível, o Brasil precisa ganhar do time norte-americano.

E se o Brasil não vencer os Estados Unidos? Caso isso aconteça, a equipe verde e amarela fica torcendo para a China vencer o Japão por qualquer placar para garantir o bronze.

Lembrando que vence o torneio quem conquistar o maior número de vitórias. Contudo, o primeiro critério de desempate é a soma dos pontos conquistados em cada partida: uma vitória por 3x0 ou 3x1, garante 3 pontos para o time vencedor, já um êxito por 3x2 assegura 2 pontos para a seleção vencedora e 1 ponto para a equipe derrotada.

HISTÓRICO

Brasil e Estados Unidos já se enfrentaram 3 vezes este ano e o saldo positivo é brasileiro. O primeiro confronto aconteceu no Grand Prix, em Cuiabá, e o Brasil venceu por 3x1. Os outros dois jogos aconteceram no fim de agosto, em forma de amistosos, onde a seleção norte-americana venceu uma partida por 3x0 e foi derrotada por 3x1 na outra.

Para vencer o time comandado por Karch Kiraly, o Brasil precisará sacar bem e manter uma regularidade no passe e no sistema defensivo.

0 comentários: