Tandara resolve e Brasil vence a Rússia no tie-break pela Liga das Nações

08:09 Yeshua Bittencourt 0 Comments

Foto: FIVB/Divulgação
Foi sofrido, mas deu Brasil. A seleção feminina venceu a Rússia por 3x2 (15/25, 25/21, 25/20, 19/25 e 17/15) e conquistou o décimo resultado positivo da Liga das Nações, num total de 12 jogos realizados. A oposta Tandara foi o desafogo da equipe sul-americana na virada de bola novamente e marcou 30 pontos, sendo 27 ataques, 2 bloqueios e 1 ace. Além da grande contribuição de Tandara, o bloqueio foi fundamental para a vitória brasileira.

Em um jogo instável, a seleção comandada por José Roberto Guimarães sofreu na recepção, impossibilitando Roberta de acionar as jogadas rápidas pelo meio. Ainda assim, Bia e Adenízia, atrás de Tandara, foram as que mais pontuaram no Brasil, com 17 e 15 acertos, respectivamente. A diferença é que as meios marcaram mais pontos de bloqueio. Adenízia fez 9 e Bia, 6.

Com uma Rússia desfalcada e cheia de jovens atletas, a tarefa da seleção verde e amarela parecia ser fácil, mas a instabilidade na partida dificultou o jogo brasileiro. Na quarta parcial, por exemplo, a equipe chegou a abrir uma vantagem de cinco pontos (12x7), mas não conseguiu administrar o placar e tomou a virada por erros de ataque e recepção.

No tie-break, o Brasil também dominou o início da parcial, mas sofreu a virada por conta de erros na linha de recepção. A salvação veio dos ataques de Tandara e do bloqueio brasileiro, que virou o set em 16x15. Bia fechou a partida em um ponto de saque.

Mais do que nunca, é nítido que a seleção depende de Tandara para as bolas complicadas. Contudo, devido ao desgaste físico das partidas somado com as viagens e mudanças de fuso horário constantes, é preciso que o Brasil tenha uma outra definidora. Além disso, as ponteiras precisam pontuar. Neste jogo, por exemplo, Drussyla marcou apenas 7 pontos, e Amanda, 4. Aspecto preocupante em um jogo de cinco sets.

ESTATÍSTICAS
O Brasil se sobressaiu nos bloqueios, marcando 18 pontos no fundamento, enquanto a Rússia fez a metade. No saque, a seleção sul-americana marcou 12 vezes e a equipe europeia, 11. Contudo, o time da capitã Roberta cedeu 27 erros para as adversárias e pontuou menos no ataque. Foram 60 pontos russos na virada de bola contra 48 do Brasil.

Para o Brasil, a última semana da fase classificatória da Liga das Nações acontecerá na cidade de Eboli, na Itália, a partir do dia 12 de junho. Além da equipe anfitriã, as comandadas de José Roberto enfrentarão a Bélgica e a Tailândia.

0 comentários: